Solicitar Empréstimo MEI na Caixa e o Cartão BNDES

O Microempreendedor Individual atualmente tem muitas formas de solicitar um empréstimo para alavancar ou iniciar os negócios. Tem, por exemplo, o Microcrédito da Caixa e tem também o Cartão de Crédito do BNDES.

Portanto, além de ter um registro como CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o microempreendedor individual também tem acesso ao crédito de várias instituições financeiras. Sendo que cria chances de solicitar empréstimo com base no seu perfil.

O Cartão de Crédito você já conhece, mas saiba também que o microcrédito produto é uma das formas mais simples e mais recomendadas para os MEIs que vão solicitar empréstimo para usar com responsabilidade empresarial.

O MEI – Microempreendedor Individual

O Microempreendedor Individual é um empresário de micro porte que atua em vários segmentos da indústria, do comércio ou do serviço. Ele pode ter até 1 funcionário e tem responsabilidades financeiras e jurídicas.

Para quem ainda não é um MEI, mas quer se tornar um, considere visitar o Portal do Empreendedor, onde tem todas as informações importantes para a formalização. E, considere que a formalização será item importante para empresários que vão solicitar empréstimo.

Só que o se sabe é que o MEI nem sempre tem acesso aos meios de crédito como as grandes empresas. Ao mesmo tempo, tantas vezes, solicitar um empréstimo parece ser algo totalmente necessário.

É com essa intenção, de dar ao MEI a chance de solicitar um crédito mais justo, que muitas linhas foram criadas nos últimos tempos. Como o Empréstimo para MEI da Caixa e o Cartão BNDES para empresas.

Por que Solicitar Crédito para MEI

Antes de solicitar crédito MEI, independente de qual seja o produto, é muito importante que o empresário faça uma análise geral das suas finanças, considerando todas as informações, como taxas, parcelas, valores e a revolução que o crédito vai fazer no seu negócio.

Alguns bancos restringem o uso do crédito para fins realmente ligados ao negócio, como o fato de ser um capital de giro, por exemplo. Já outras instituições permitem solicitar o empréstimo ou o cartão para vários fins que tenham a ver com o negócio.

Portanto, dá para considerar a compra de insumos, de equipamentos mais avançados tecnologicamente, o pagamento de débitos, a aquisição de novos serviços ou de novos funcionários, entre outras opções.

Por fim, considere saber também se o crédito que será obtido realmente vai ajudar o seu negócio a crescer como pode. Esse pensamento é muito importante e deve ser discutido antes que se faça a solicitação do cartão, do empréstimo ou de qualquer outro crédito.

Crédito Consciente para Empresas

O Sebrae é uma instituição que é focada no auxilio a muitas empresas, especialmente as pequenas, que estão começando ou que precisam de apoio para alavancar seus ideias no mercado.

Para ela, o crédito sempre é muito importante, mas precisa ser planejada a fim de que seja usada de forma adequada e não acabe sendo um problema no futuro, no caso de a empresa gerar muitas receitas insuficientes para quitação do empréstimo.

Portanto, ao solicitar o empréstimo ou o cartão, leve em conta que não existe leis que obriguem os bancos a ofertarem esse crédito para MEIs, no entanto, eles existem em linhas especificas.

A recomendação do Sebrae é a de oferecer condições que sejam justas para cada empreendedor, sendo que ele deverá ser usado de forma consciente para ampliar horizontes e canalizar recursos da forma mais rentável por isso.

Solicitar Cartão de Crédito BNDES

Existe uma forma online para solicitar o Cartão de Crédito do BNDES, que é através do site do Cartão BNDES. Na página, o MEI vai precisar informar seu número de cadastro, setor de atuação, ramo de atividade e escolher o cartão.

Existem muitos bancos parceiros que fazem a emissão do Cartão do BNDES, como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco Santander, Banestes, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Sicoob, entre outros. E cada um é responsável por aprovar a solicitação de empréstimo ou não.

O próprio BNDES afirma que tanto a análise financeira de cada MEI quanto a aprovação do crédito e taxa de juros é de responsabilidade de cada banco. Sobre a taxa de juros do Cartão BNDES, a atual é de 1,43% ao mês, conforme divulgado pelo banco.

Solicitar Empréstimo para MEI Caixa

O empréstimo para MEI da Caixa tem um limite máximo de até R$ 15 mil e pode ser pago em parcelas mensais de, no mínimo, R$ 300. Sendo que as condições vão variar conforme a análise de crédito de cada cliente.

Sobre os prazos, que são importantes na hora de solicitar o empréstimo MEI, saiba que eles podem variar de 4 a 24 meses. Ao passo que quem for fazer a 1ª solicitação poderá ter até 12 meses para pagar.

Quanto as taxas de juros, no caso dos encargos do microcrédito Caixa é de 3,3% ao mês, sendo que a taxa de abertura de crédito (TAC) é de 3% sobre o valor do contrato. Também há a cobrança de IOF com alíquota zero.

Requisitos Solicitar Empréstimo e Cartão

Algumas regras gerais que valem para vários produtos financeiros para os MEIs como cartão e empréstimo, podem ser descritas aqui já são importantes para quem vai solicitar crédito para MEI.

Para ter acesso aos serviços e produtos, o microempreendedor precisa estar em dia com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), tributos federais e RAIS.

Além disso, também é totalmente imprescindível ter mais de 18 anos para solicitar empréstimo ou cartão de crédito em qualquer instituição financeira. E nunca se esqueça de analisar as taxas de juros de cada produto.

Da redação