CNH Digital: cadastro e benefícios

O ano de 2018 é um ano de muitas mudanças e com o avanço da tecnologia até mesmo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai mudar. Você sabe como se cadastrar a CNH Digital? Descubra como ter no seu celular o documento oficial para dirigir no Brasil.

É isso mesmo: tem uma regra no Brasil que determina que a CNH-e é um complemento da CNH tradicional, que é um modelo clássico. Logo, cadastrar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica pode facilitar a sua vida.

“A CNH-e deve ser implantada pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal”, como está na Resolução 687 do Contran. Inicialmente, Goiás ofereceu a novidade, mas logo outros estados também aprovaram o cadastro da CNH-e.

O que é a CNH-e

Quem quiser ter uma CNH-e vai precisar fazer um cadastro da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, sendo que é preciso baixar o aplicativo para ter acesso ao documento de forma online, na tela do smartphone.

O principal benefício disso é que tanto motoristas como as autoridades policias e de trânsito podem ter acesso a CNH-e através do aplicativo instalado no celular de cada condutor de veículos no Brasil.

Isso garante que o condutor apresente o documento oficial em uma blitz policial mesmo que não tenha a habilitação em papel, que é o meio mais tradicional. Logo, o cadastro na CNH-e pode ser muito útil para os esquecidos, que deixa o documento impresso em casa.

E isso também é importante porque quem esquece o documento em casa pode ter que pagar uma multa por dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação. Além de perder 3 pontos na carteira. Ao cadastrar a CNH-e você evita cometer infrações.

CNH-e e CNH Tradicional

Bom, você sabe o que é a CNH-e vai descobrir como se cadastrar na Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica. Mas, já se perguntou qual a diferença e a semelhança entre ela e a CNH impressa?

As duas carteiras são idênticas, exceto pelo fato de uma ser impressa e a outra digital. Mas, as informações são as mesmas, são verídicas e cumprem os mesmos requisitos exigidos pelas leis de trânsito do Brasil.

Logo, ao se cadastrar na CNH-e você tem no seu celular a Carteira Nacional de Habilitação verdadeira e é considerado um condutor habilitado para dirigir no país. Se é obrigatório porte da permissão, você está dentro da lei.

Importância da CNH-e

A principal importância da CNH-e é o fato de que até as pessoas mais corretas ou de boa memória podem esquecer a CNH em casa ou até mesmo em lugar que não lembram por um longo tempo, mas agora isso tem solução.

Com o cadastro da CNH-e, você estará dentro da lei e vai evitar multas, como previsto no Código de Trânsito Brasileiro, que resulta em infração leve, penalidade de multa e retenção do veículo até a apresentação do documento.

Assim sendo, com o app da CNH Digital no seu celular, você evita tudo isso, além de economizar o dinheiro da multa que fica próximo dos R$ 100 e os 3 pontos na carteira, que pode gerar problemas na sua liberdade de dirigir.

Ah, e você pode até recorrer se tiver essas multas, só que quanto mais puder evitar problemas, melhor será, não é mesmo? Portanto, está aí a principal importância da CNH Digital para você.

CNH Digital – As Vantagens

O principal benefício de cadastrar a CNH Digital você acabou de ver, só que agora vai considerar também que o documento eletrônico não ocupa espaço ou exige muito da memória, já que você sempre anda com o seu celular, não é mesmo?

Outra coisa é que o documento eletrônico vale para quase 100% das vezes em que você for parado por uma autoridade de trânsito. Sendo que o único risco que você corre é para o caso de a bateria do celular acabar… Mas, hoje existem os carregadores portáteis, né.

Apesar das vantagens, como alguns estados ainda não ativaram o uso da CNH-e, a indicação é que você se cadastre no programa, mas continue andando com a sua CNH impressa, ao menos, por algum tempo até que o documento eletrônico seja ativo em todo país.

CNH Digital – como cadastrar

Um dos requisitos para cadastrar a CNH Digital é ter a CNH impressa com o QR Code, que fica no verso do documento. Se você não tem vai ser preciso tirar uma 2ª via da CNH tradicional no Detran da sua cidade.

Com o QR Code o próximo passo é saber se o app da CNH Digital está funcionando no seu estado e se cadastrar no site do Denatran da sua região. Lá será preciso informar dados pessoais, como número de CPF, endereço de e-mail, entre outras informações.

Depois desse cadastro, vá até uma agência do Detran, que deve ser o mesmo que emitiu a sua CNH impressa. Em seguida, baixe o app CNH Digital no seu celular nas lojas da Apple e do Google. Tudo isso é feito de forma gratuita.

Você vai precisar de um código de ativação no Denatran, que é enviado por e-mail. E assim você finaliza o cadastro na CNH Digital, criando uma senha de 4 dígitos.

Saiba que apenas nesse processo de criação de cadastro e senha é preciso ter acesso a internet. Depois, para acessar as informações o acesso não é essencial. Por isso, recomenda-se fazer o cadastro da CNH Digital em uma rede wi-fi de internet.

Requisitos para cadastro da CNH Digital

Já falamos um pouco disso, mas vamos reforçar esses itens importantes para se cadastrar na CNH Digital. É preciso ter uma carteira de habilitação impressa com QR Code e ter um smartphone com sistema Android ou iOS.

Além disso, por enquanto, o uso da CNH-e não é obrigatório e alguns estados estão em fase de testes. Ao passo que as CNHs impressas continuarão sendo emitidas.

Da redação