Cartão SUS: emitir a 2ª via online

O Cartão do SUS ou o Cartão Nacional de Saúde é um documento emitido pelo governo que permite ao cidadão brasileiro ser atendido de graça em todo Sistema Único de Saúde (SUS) e em qualquer lugar do território nacional. Saiba o que fazer para emitir a 2ª via do cartão SUS.

Isso porque o Cartão SUS também é importante para você que vai pedir medicamentos gratuitos nos postinhos de saúde ou vai agendar exames no SUS. Então, se você perdeu o seu documento pode aprender a emitir a 2ª via do Cartão do SUS pela internet, sem custos.

O serviço online é bem simples e faz com que todos os interessados possam solicitar o Cartão SUS sem precisar sair de casa, ao menos, para um pré-cadastro. Com o Cartão do SUS até os médicos conseguem averiguar as consultas e recomendações de cada usuário.

O SUS – Sistema Único de Saúde

Para entender o que é e como funciona o Cartão do SUS é preciso entender, inicialmente, o que é o SUS, não é mesmo? O SUS é de direito de todo cidadão brasileiro e faz atendimento na área da saúde para todas as pessoas independentes das condições financeiras.

No entanto, considere que para ter direito ao atendimento é preciso comparecer a uma das unidades dos postos de saúde e aguardar a fila para fazer um cadastro inicial – isso para os primeiros usos.

Então, essa é a 1ª forma e mais tradicional para você fazer o seu cadastro no SUS e, posterior a isso, conseguir emitir o seu Cartão do SUS. Os requisitos são: documento de identidade oficial com foto e o comprovante de residência.

Em minutos, a sua carteirinha do SUS será impressa e você estará fazendo parte de todos os registrados no Sistema único de Saúde. No Cartão SUS estarão informações como: nome completo, data de nascimento, número de identificação, código de barras.

Diferente de outros documentos oficiais, o Cartão do SUS pode ser plastificado, o que garante maior durabilidade do documento. No entanto, ao plastificar o cartão você poderá ter que arcar com custos desse serviço, por isso, ele não é obrigatório.

O SUS – Atendimento Médico

Depois que fizer a impressão do seu Cartão do SUS, considere que você poderá ir a qualquer posto de saúde do governo para pegar uma senha de atendimento e aguardar o seu atendimento.

Nesse atendimento, você passará por etapas como: a triagem, onde se verifica itens como a pressão, peso e altura. Depois, o próximo passo é aguardar a consulta diretamente com o médico plantonista.

Todos os próximos passos poderão ser acessados também com o seu Cartão do SUS, dependendo da recomendação médica, como o agendamento de exames, os atendimentos urgentes, as internações, os medicamentos gratuitos.

Cadastrar no Cartão do SUS

O passo a passo para fazer o cadastro no Cartão do SUS é bem simples: basicamente, você precisará acessar o Portal do Cidadão na opção de Saúde. Em seguida, você fará o seu primeiro acesso e informar os dados pessoais.

Esse é o jeito online de fazer o cadastro para ter o Cartão do SUS. Mas, você também pode optar pelo tradicional, que é ir até a Secretaria Municipal da Saúde, portando os documentos pessoais, como a certidão de nascimento e o número do PIS.

Ah, a solicitação do Cartão do SUS pode acontecer em postos de saúde e também em centros de saúde, além dos hospitais públicos, dependendo da orientação de cada secretaria municipal e conforme as unidades de atendimento.

– Pré-Cadastro Online

Entre o online e o tradicional tem uma notícia boa: é possível fazer um pré-cadastro online, sendo que para terminar o cadastro do Cartão do SUS, o usuário vai precisar ir pessoalmente até um dos pontos de atendimento.

No Portal do Cidadão é que vai acontecer essa etapa, sendo que isso pode ser bom porque evita que você fique aguardando filas e perca muito tempo no atendimento. Após o preenchimento dos dados online, o usuário terá um protocolo que pode ser usado depois.

É importante informar todos os dados corretamente, inclusive, um e-mail válido e ativo porque ele será usado para o envio de uma senha para acesso no Portal do Cidadão, assim como para recuperação de dados ou para a emissão da 2ª via do Cartão SUS.

Entenda que esse pré-cadastro e a emissão do protocolo são enviados ao banco de dados de forma digital, portanto, eles precisam ser validados em um agente credenciado. Você tem até 60 dias para levar o comprovante nos pontos de atendimento.

Emitir a 2ª via Cartão do SUS

Considerando que você já tenha feito um Cartão do SUS, mas o perdeu, saiba que é possível emitir a 2ª via de forma online, sem que precise ir até um dos pontos de atendimento de saúde para fazer isso.

Como você já deve saber, para emitir a 2ª via do cartão do SUS você precisará acessar o Portal do Cidadão, sendo que é obrigatório você ter o número do CNS (Cartão Nacional de Saúde), além do nome completo, CPF e outros dados.

Se você não tem o número ou não sabe algumas informações, você deve procurar a Secretaria de Saúde da sua cidade. Sendo que você pode consultar o número do registro do Cartão do SUS também no Portal do Cidadão.

Aplicativo digiSUS – informações online

O Ministério da Saúde tem um aplicativo que permite ao cidadão ter acesso a todas as informações do SUS, sendo que o app pode ser baixado diretamente no smartphone e também dá acesso gratuito.

O aplicativo pode ser baixado na loja da Apple e do Google.

Atendimento para Emissão do Cartão SUS

Em caso de dúvidas durante a emissão do Cartão SUS ou para a solicitação da 2ª via do Cartão do SUS, considere que você também pode usar o telefone, através do disque-saúde, no número 136 e na opção 8.

Da redação